quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Laser na Micropigmentação

Atualmente está muito em alta falarmos do uso do Laser na Estética e na Micropigmentação, não entrarei em detalhes aqui sobre os diversos tipos de Laser com aplicabilidades diversas também. Falaremos hoje sobre o Laser de baixa potencia (HeNe), que é o indicado em Micropigmentação.

Mas antes, o que é o Laser?

Laser (cuja sigla em inglês significa Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation, ou seja, traduzindo: Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação
O aparelho é um dispositivo que produz radiação eletromagnética com características muito especiais: 
A luz do Laser é monocromática (possui comprimento de onda muito bem definido), coerente (todas as ondas dos fótons que compõe o feixe estão em fase) e colimada (propaga-se como um feixe de ondas praticamente paralelas). 

Totalmente diferente do LED, que pode ser monocromático, mas não possui estabilidade luminosa e todos os benefícios e propriedades do Laser, não existe um aparelho de "LASER" baratinho, que for barato é somente LED!
Infelizmente na área de estética tudo é vendido como milagroso, então lembre-se não existe o Bom, Bonito e Barato na Estética!

Como exemplo de ondas eletromagnéticas, podemos citar as ondas de rádio, as ondas de televisão, as ondas luminosas, as microondas, os raios X e outras. Essas denominações são dadas de acordo com a fonte geradora dessas ondas e correspondem a diferentes faixas de frequências.

A frequência da luz visível cresce do vermelho para o violeta, consequentemente a energia da radiação também cresce, nós humanos somos "cegos" para a maioria das frequencias, por ex as abelhas e borboletas enxergam a faixa de luz ultravioleta, e nós não, cães e gatos oscilam entre o amarelo e azul, se mantendo comumente nas variaçoes de preto e branco nas escalas de cinza.

Vamos entender isso melhor observando a imagem:


Observe que a luz visível pra nós é uma faixa estreita, ou seja somos capazes de identificar cores por que essa luz que é chamada de luz branca possui em seu espectro as sete cores do arco-iris. Nós nao enxergamos a radiação vermelha e nem a ultravioleta, mas nossa pele possui a capacidade de sentir tais radiações e se proteger delas. 

A luz violeta por ter o menor comprimento de onda é a mais energética. A luz vermelha, ao contrário, é a menos energética, pois seu comprimento de onda é o maior na faixa do visível.  Por este motivo é perigosa a exposição à radiação ultravioleta. Na pele, um dos efeitos imediatos da radiação ultravioleta são a queimadura solar (eritema) e o bronzeamento (melanogênese). Os efeitos tardios são o fotoenvelhecimento e o câncer de pele.

Bom, ja entendemos um pouquinho sobre luz e sobre o Laser, vamos aplicar na Micropigmentação alguns conceitos importantes, e lembrar que o exposto aqui não deve servir de base pra você leitor achar que sabe usar o Laser no rosto de uma pessoa! Nossa intenção é apenas esclarecer um pouco mais aos colegas e clientes que possuem curiosidade sobre o Laser.

Na década de 60 cientistas militares americanos exploraram ao máximo as aplicações do Laser em armas potentes, o resultado de tanta pesquisa é claro foi aproveitado para os variados segmentos, temos bisturis a laser, impressoras, depiladores, controles remotos...uma infinidade de aplicações
Na estética há inúmeros geradores de Laser, com frequências de onda específicas pra sua finalidade. 

O Laser terapêutico ou de baixa intensidade, tem sido usado com enorme sucesso, pois suas características são:
Monocromático: apenas um comprimento de onda, sendo uma luz pura.
Colimado: o feixe de luz é sempre paralelo, com mínima dispersão. No Laser de baixa potencia a dispersão é maior.
Uniformidade: mantém a mesma energia mesmo em deslocamento.

Seus efeitos na Micropigmentação: Red e Infrared

Aumenta síntese de colágeno, sendo útil na reparação tecidual.
Aumento da permeabilidade das membranas celulares, dando maior eficiência nas bombas de sódio.
Aumenta número de fibroblastos e promove tecido de granulação, o que é útil na cicatrização.
Aumento dos níveis de prostaglandinas e ATP celular, tendo efeito no alívio da dor.
Tem ação anti-inflamatória e antiflogística.

Mas, apesar de ser toda essa Maravilha, alguns cuidados são muito importantes, e o conhecimento faz toda diferença! Sua aplicação deve ser preferencialmente pontual a cada centímetro com a intensidade adequada ao que desejamos de efeito! Associar o uso do Laser Vermelho ao Laser Infravermelho tem melhorado muito as respostas cicatriciais.

Lembra que lá em cima eu falei que a nossa pele possui a capacidade de sentir a luz, pois bem, como o Laser é uma luz pura e concentrada, devemos ter muito cuidado na eleição do Laser, uma anamnese bem feita orienta todo o procedimento. 
* Existem pessoas foto sensíveis, ou que estejam fazendo uso de cosméticos e ou medicamentos foto sensibilizantes.  
* O uso de óculos de proteção é uma exigência, não é uma opção. E tanto para o profissional quanto para cliente!

* Sua aplicação nos olhos é totalmente contra indicada e no complexo mamário todo cuidado, pois se houver ali um processo de tumoração, podemos agravar e até desencadear novos tumores. Sugiro não aplicar nestas áreas...
* Pessoas que ja tiveram algum tipo de Câncer ou que aplicaram Botox há menos de 3 meses também possuem contraindicação, para estes temos outros recursos como o Alta-frequência, que também possui resultados maravilhosos! no caso do Botox, pelo simples fato de eliminar o efeito dele. 

Tenho concertado muito trabalho de aplicação de Botox com uso adequado do Laser!

 Já nas sobrancelhas e lábios, eu garanto, é uma maravilha mesmo! Inclusive estudos confirmam que o Laser de baixa potencia possui a capacidade de inibir o Herpes, que pode se apresentar nos portadores do vírus!

Obs: É comprovado que 99% da população Mundia possui o vírus do herpes, então nao fique triste se você desenvolveu o Herpes labial.

O Laser deve ser usado antes e após a Micropigmentação, com intensidades específicas. Tenho usado o Laser em nossos trabalhos de Micropigmentação no Ateliê Sidney Duarte & Léo Calheiros, e realmente faz uma grande diferença.
Reduz o tempo de cicatrização, a formação de crostas, e melhora muito a fixação do pigmento. 
Bom acho que esse texto ja ajuda um pouco a entender este assunto que confesso, é bastante complexo. 
Até a próxima!!!

Léo Calheiros
Micropigmentador e Esteticista
www.ateliedemicropigmentacao.com.br











5 comentários:

  1. Muito esclarecedor!!!|Fiquei satisfeita.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde! Gostaria de saber se existe micropigmentação para disfarçar mancha clara nos lábios em pessoas de pele negra. O tom dos lábios é castanho. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é possível sim! Mas tudo depende de uma avaliação e da habilidade técnica do profissional!Do contrário é melhor não fazer!

      Excluir
  3. Boa tarde! Gostaria de saber se é possível fazer micropigmentação para disfarçar mancha branca no lábio em pessoas de pele negra e o tom da boca castanho. Obrigada!

    ResponderExcluir

Olá voce pode deixar aqui sua dúvida ou comentário sobre o trabalho, seja bem vindo!